domingo, 20 de fevereiro de 2011

...

"Onde estiver espero que esteja feliz, encontre seu caminho. Guarde o que foi bom e jogue fora o que restou. Pois acredito nos meus sonhos, eu acredito na minha vida. E no meio dessa guerra nenhum de nós pode ganhar."

Eu realmente não me contento com um simples e direto ‘se você pensa assim, o problema é seu’. É, não me contento. Muito pouco pra mim. Verdade que o problema é seu, mas só até determinado ponto. A partir do momento em que você resolve dizer o que pensa a respeito de alguém, e principalmente, opta por dizer isso a outras pessoas, o problema deixa de ser só seu. E particularmente, acho muito digna essa atitude de dizer o que se pensa a respeito de determinada pessoa. É... muito digno mesmo. Mas por outro lado audacioso demais. Sabe por quê? Aquela famosa analogia do João bobo: você bate, ele cai. Mas ele volta. E é onde peca a maioria das pessoas: elas olham o João bobo aparentemente indefeso e inofensivo e metem a porrada neles sem se preocuparem ou se darem conta de que eles voltam. E é essa a linha tênue que separa a audácia da tolice. Quando se faz afirmações tendenciosas como essas o mínimo que se precisa são fatos ou evidências concretas que fundamentem suas afirmações. Pois bem, o João bobo volta. E agora ta aí a minha volta:
1) “Para mim sua amizade comigo é pura conveniência.”
Sério Rafael? Você pensa mesmo assim? Bom, segundo o dicionário da língua portuguesa, conveniente é tudo aquilo que represente interesse, vantagem material e/ou social. Agora me responde uma coisa? Que interesse, vantagem material ou social sua amizade me proporciona? Nenhum. Talvez seja exatamente o contrário. Eu até arrisco dizer que 90% das pessoas do seu atual círculo de convivência foram consequência da nossa amizade. Se VOCÊ não tivesse se aproximado de mim na escola, talvez VOCÊ não conhecesse metade das pessoas que conhece. VOCÊ não teria metade dos amigos que você tem. Então acho que a hipótese de conveniência social nós podemos descartar, ne? Já a hipótese de conveniência material nós não vamos nem discutir, porque ne? Dispensa comentários as inúmeras vezes que já saímos sem que você tivesse um centavo no bolso. Eu acho realmente contraditório escutar que eu me relaciono com você por conveniência enquanto desde o principio quem forçou amizade foi você. Faça a proporção das pessoas que você já me apresentou com as que eu te apresentei. Impossível, ne? Não existe fração de denominador zero! É... Questão de matemática. Mas enfim, com fatos não se discute. Mas como só um absurdo na noite não seria o suficiente, você me solta outro:
2) “Você para mim é uma incógnita.”
Não, de verdade, essa foi a que mais doeu nos meus ouvidos. Então quer dizer que eu sou uma incógnita? Ok, sou uma incógnita! Mas é... quem disse mesmo? Rafa quem? Ah, ta! O garoto que brotou aqui na cidade ninguém sabe de onde, que já fez um tour pelo país inteiro criando problemas em todas as cidades que morou, filho de uma mãe que faz não sei o quê e de um pai que parece só existir na imaginação dele! Le-gal! Falou o Sr. Transparência!
3) “Você não é meu amigo de verdade.”
Ah, não? Por que mesmo? Porque eu não te escuto e porque os conselhos que te dou qualquer mendigo pode dar, não é? Agora falou o Sr. Amigo modelo! Uma coisa que aprendi desde muito novo é a jogar fora o que não presta e a guardar somente sentimentos bons. Quanto aos ruins, só faço questão de guardar o aprendizado. Por isso, poderia citar 10 bons motivos que fazem de você um bom amigo. Mas muitos poucos que digam o contrário. Não há espaço pra mágoas no meu coração. Mas daí a dizer que você é um modelo, é um salto muito grande. Então baixe a sua bola porque o fato de eu não reclamar nada com você não quer dizer que eu não tenha nada do que me queixar. Só quer dizer que eu tenho habilidades suficientes para lidar com suas imperfeições. Uma delas é que te acho extremamente mentiroso. Já até pensei que pudesse ser patológico, sério. Não tem um dia sequer que qualquer pessoa conte algo perto de você, que você não tenha algo de mais sinistro que tenha acontecido com você para contar. Mas eu nunca me importei com isso porque é uma característica sua e você não vai mudar. E o mais incrível é que você mente sem mudar a cara. Diversas vezes já te disse que eu sabia que você estava no fundamental quando estudamos juntos. Mas você insistia em dizer que estava no médio. Isso sem falar de quando você disse já ter pago a inscrição da prova de seleção da marinha. Você acha mesmo que eu acreditei? Essas coisas são burocráticas demais, dependem de divulgação de editais e eu não sou nenhum bobo. Mas mesmo assim, na hora fingi acreditar para não render assunto. Mas meu objetivo não é te acusar de nada e sim, te mostrar que você não é nenhum amigo modelo. Longe disso.
4) “Você não confia nos seus amigos.”
Quem é você pra me dizer uma coisa dessas? Uma pessoa que mentiu a idade pras pessoas nas quais dizia ser ‘amigo’ por mais de um ano? Se enxerga, só isso que te falo.

Bom, Rafael... Eu até poderia ter dito tudo isso somente a você. Mas como você também colocou em questão as minhas atitudes para com os MEUS amigos, eu acho justo me defender em público. Por isso resolvi postar no blog. Mas uma pessoa verdadeira e transparente como você não vai nem se importar com isso, eu tenho certeza! E já que nos relacionamos com as mesmas pessoas e frequentamos os mesmos lugares, sugiro que haja no mínimo respeito entre a gente para que convivamos no mínimo civilizadamente. Eu respeito a sua opinião e você respeita ‘a minha. Conviveremos bem assim. E embora eu tenha dito tudo isso e mesmo que amizade seja um sentimento que não vai mais existir entre a gente, eu não sou ingrato a ponto de não reconhecer os inúmeros momentos em que você foi meu amigo. Não vou me esquecer de quantas lágrimas você já secou, quantos problemas você já ouviu, quantas risadas você já me arrancou, quantos conselhos você já me deu, de quando ficou comigo no hospital, das vezes que choramos juntos, da música que me mandou, enfim... Foram muitos momentos bons e eu até poderia ficar aqui questionando o motivo disso tudo ou onde foi que eu deixei a desejar enquanto fomos amigos. Mas como já dizia uma das minhas escritoras prediletas, não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento… Obrigado por tudo e desculpa por também não ter sido perfeito. Se cuida, garoto!

3 comentários:

  1. Você querer falar da minha vida com os meus amigos, foda-se, a excrotidão já te visitou. Agora quem te deu o direito de citar meus pais nessa merda, que você diz ser um texto? Isso é vontade de ter pais tambem? Vira homem ao menos uma vez na sua vida e fale isso na minha frente! é o cúmulo você me deixar falando sozinho quando fui conversar com você, depois escrever esse textinho bobo na internet. Se interna, garoto!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, quando comecei a ler até pensei que contei parte da minha vida para vc, pois parte dela tem muito com o que vc escreve. Tb tinha/tenho, sei lá um "amigo" do tipo.

    ResponderExcluir
  3. Poois é, acontece nas melhores famílias!

    ResponderExcluir